Skip to Content

Clicks

Regra dos 14 “NÃO”

1. Não envie currículos para lista de empresas de seleção. Prefira a individualização precedida de um contato telefônico, se for o caso.

2. Não copie o modelo de currículo de outras pessoas. Tenha estilo próprio.

3. Não escreva no seu currículo informações que não possa comprovar.

4. Não terceirize a procura de emprego. A responsabilidade é sua, exclusivamente, e o sucesso vai depender muito da maneira como assume esta tarefa.

5. Não envie seu currículo para quem não lhe conhece, a não ser que seja para uma vaga anunciada.

6. Não “espalhe” seu currículo no mercado, apenas entregue às pessoas certas. Currículo é igual à moeda de um país…quanto mais se imprime menos vale.

7. Não desanime porque não foi escolhido numa entrevista ou porque está demorando muito para encontrar o que quer. Persistência e paciência são as armas dos vitoriosos.

8. Não avalie o mercado de trabalho pelas vagas formais anunciadas nos jornais e sites. Existem excelentes oportunidades que não chegam a se tornar visíveis porque profissionais bem articulados chegam na frente. Seja um deles.

9. Não coloque o “mico” nos ombros das pessoas sem definir como elas podem lhe ajudar. Seja específico. Fuja das generalidades do tipo “distribua meu currículo”, “entregue lá no RH”, “queria que soubesse que estou no mercado” (e onde mais poderia estar?) ou a terrível “se souber de alguma coisa com meu perfil lembre de mim”.

10. Não esteja tão confiante de que um curso superior e um MBA são diferenciais consistentes para lhe garantir espaço no mercado de trabalho.

11. Não tenha vergonha de dizer que está sem emprego. Tem muita gente boa e competente em situação parecida.

12. Não recuse uma proposta apenas pelo fato do salário naquele momento não atender suas expectativas. Pense em ganhos de outra natureza ou até mesmo reavalie suas expectativas.

13. Não vá para uma entrevista como se estivesse indo para uma reunião de condomínio discutir o item 3 – o que ocorrer. Se você chegou até ali tem a obrigação de estar preparado para responder a todo tipo de pergunta. Na verdade, 80% das perguntas se repetem nas entrevistas.

14. Não fique ligando diariamente para saber qual a próxima fase do processo ou se seu currículo foi aprovado para entrevista. Essa ansiedade pode gerar um pré-julgamento e lhe atrapalhar.

comparativoTabela comparativa de programas

PROGRAMAS INDIVIDUAISOBJETIVOFOCO NO RESULTADODURAÇÃO
SITUAÇÕES RECOMENDADAS
CHECK-UPDiagnóstico de carreiraCurtíssimo prazo1 mêsTomada de decisão importante e/ou realinhamento de carreira
JOVEM PROFISSIONAL Análise das perspectivas de carreira e orientação profissionalCurtíssimo prazo1 mêsElaboração de plano de carreira / acesso ao mercado de trabalho
COACHINGUpgrade profissional e desenvolvimento de carreiraCurto prazo3 mesesMelhoria de performance, crescimento profissional e aumento de empregabilidade.
TRANSIÇÃOMelhores oportunidades de emprego ou de carreiraMédio prazo6 mesesMudança de emprego planejada