Skip to Content

Clicks

O paradigma do emprego

Toda vez que um paradigma é quebrado tudo que se aprendeu até aquele momento vai por água abaixo. Foi o que aconteceu com o emprego nos anos de 1990, no auge da novidade da globalização, puxada pela força do capitalismo e aproximação dos povos. O paradigma daquele emprego seguro, previsível, protegido pela empresa, cujo tempo e dedicação ao patrão ( o terrível “vestir a camisa”) eram os fatores que determinavam crescimento vertical, deu lugar a carreiras voláteis, mais curtas, mudanças frequentes e a popularização da demissão, que deixou de ser uma marca de incompetência para ser uma grande oportunidade de saltos qualitativos na vida e na carreira. Ressurge, com nova roupagem, o conceito de empregabilidade em contraposição ao emprego, um ícone do paradigma que se foi.

comparativoTabela comparativa de programas

PROGRAMAS INDIVIDUAISOBJETIVOFOCO NO RESULTADODURAÇÃO
SITUAÇÕES RECOMENDADAS
CHECK-UPDiagnóstico de carreiraCurtíssimo prazo1 mêsTomada de decisão importante e/ou realinhamento de carreira
JOVEM PROFISSIONAL Análise das perspectivas de carreira e orientação profissionalCurtíssimo prazo1 mêsElaboração de plano de carreira / acesso ao mercado de trabalho
COACHINGUpgrade profissional e desenvolvimento de carreiraCurto prazo3 mesesMelhoria de performance, crescimento profissional e aumento de empregabilidade.
TRANSIÇÃOMelhores oportunidades de emprego ou de carreiraMédio prazo6 mesesMudança de emprego planejada